terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cidade das Artes e das Ciências

Valencia tem uma peculiaridade interessante. O rio Turia, que cortava a cidade em desenho semelhante ao que o Sena faz em Paris, causou diversas enchentes. A partir da grande enchene de 1957, foi desenvolvido um projeto para desviar suas águas, o que ocorreu nos anos 80. Hoje, a cidade é cortada pelo antigo leito do rio, agora seco, que se transformou em um grande parque, com muitos jardins, quadras esportivas, espaços de lazer, etc. Próximo da antiga foz do rio foi erguida a cidade das Artes e das Ciências, um grande complexo cultural e de entretenimento formado por diversos prédios e atrações, projetado pelos arquitetos Santiago Calatrava e Félix Candela. 
O Palau das Artes Reina Sofia é dedicado à música e artes cênicas. Um grande e suntuoso teatro. 
 
O Hemisferìc, que é uma construção em forma de olho, é um cinema com tela gigante (que ocupa a "íris" do olho). Assistimos a um filme sobre o telescópio Hubble.

Depois do filme, fomos ao Umbracle, que é um imenso jardim sobre o estacionamento, de onde se tem uma visão de quase todo complexo, e que conta com exposição permanente de esculturas. Havia uma área com uma exposição temporária sobre os dinossauros. Apesar da qualidade dos movimentos e sons dos mesmos, só quem gostou foi Biel, mas deu para tirar umas boas fotos.




2 comentários:

  1. Paulinho, das cidades que já conheci ai na Espanha , Valência foi a ecolhida por mim, vou voltar ai , amei esta cidade.

    ResponderExcluir
  2. As fotos ficaram maravilhosas, os artistas estão lindos!!!

    ResponderExcluir