terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Museu Príncipe Felipe

Quando planejamos a programação em Valencia, pensamos em passar o dia na cidade das artes, especialmente no Museu Príncipe Felipe, que é um museu interativo, onde os meninos poderiam fazer experiências e participar das diversas atividades. No entanto, como eles já tinham ido a outros museus interativos em La Coruña e Paris, algumas coisas se tornaram repetitivas, e passamos menos tempo por lá. O museu todo é muito interessante, mas o que fez mais sucesso foi uma exposição sobre super heróis e o teatro da eletricidade.





Há outras atrações na cidade das artes, e a mais famosa além das que fomos é o  Oceanogràfic, o maior  oceanário da Europa, com grandes aquários, shows com golfinhos, etc. Decidimos não ir a esta, e fomos fazer um passeio pela marina, onde ocorre o circuito de fórmula 1, e depois ao centro histórico novamente.

Cidade das Artes e das Ciências

Valencia tem uma peculiaridade interessante. O rio Turia, que cortava a cidade em desenho semelhante ao que o Sena faz em Paris, causou diversas enchentes. A partir da grande enchene de 1957, foi desenvolvido um projeto para desviar suas águas, o que ocorreu nos anos 80. Hoje, a cidade é cortada pelo antigo leito do rio, agora seco, que se transformou em um grande parque, com muitos jardins, quadras esportivas, espaços de lazer, etc. Próximo da antiga foz do rio foi erguida a cidade das Artes e das Ciências, um grande complexo cultural e de entretenimento formado por diversos prédios e atrações, projetado pelos arquitetos Santiago Calatrava e Félix Candela. 
O Palau das Artes Reina Sofia é dedicado à música e artes cênicas. Um grande e suntuoso teatro. 
 
O Hemisferìc, que é uma construção em forma de olho, é um cinema com tela gigante (que ocupa a "íris" do olho). Assistimos a um filme sobre o telescópio Hubble.

Depois do filme, fomos ao Umbracle, que é um imenso jardim sobre o estacionamento, de onde se tem uma visão de quase todo complexo, e que conta com exposição permanente de esculturas. Havia uma área com uma exposição temporária sobre os dinossauros. Apesar da qualidade dos movimentos e sons dos mesmos, só quem gostou foi Biel, mas deu para tirar umas boas fotos.




Valencia

Chegamos em Valencia no início da tarde da sexta feira, em mais um vôo da Ryanair. Fomos de metro (muito bom) até o centro da cidade, de onde pegamos um táxi para o Hotel Medium Valencia, também reservado através do site booking.com. Escolhemos pela localização próxima a Cidade das Artes e das Ciências.
Aproveitamos que o tempo chuvoso melhorou e fomos ao centro, passeamos pela Praça do Ayuntamento (prefeitura), Praça de La Reina, Mercado Colon, Mercado Central, enfim, toda a parte mais antiga.