domingo, 15 de maio de 2011

Campeonato Pernambucano 2011

Parabéns ao Santinha!!
Tenho que reconhecer, o título foi merecido. O time começou desacreditado, humilde, e conseguiu alcançar a vitória com méritos, e conquistar um título diante do Sport 21 anos depois (pelo menos este não teve a colaboração da arbitragem, como em 1990). 
A torcida tricolor merece comemorar bastante, afinal os últimos anos tem sido de derrotas e rebaixamentos. O futebol pernambucano fica mais interessante e se engrandece com disputas mais acirradas (dentro de campo) e para isso é importante o Santa Cruz forte e alçando uma melhor condição no cenário nacional. 
Porém, com as devidas honras ao legítimo e merecido campeão de 2011, tenho que levantar a moral da nação rubro negra, e os dados estão aí para isto. Lógico que sempre queremos ganhar, nós não somos acostumados com a derrota, mas sabemos que ela faz parte da competição, e deve ser encarada com altivez. Apesar de não ter uma fixação pelo tão famoso Hexa, é claro que sentimos sua perda, porque, por mim, o Sport seria hexa, hepta, octa, enea, deca...
Para mim, e a maioria do meu convívio, que só passou a acompanhar o futebol mais atentamente e com entendimento a partir da década de 80, a situação é a seguinte:
o Sport foi campeão 18 vezes (tendo participado de 22 finais, só perdendo, portanto, 04 – 18%) o Santa foi 08 (tendo participado de 20 finais, perdendo, portanto, 12 – 60%) e o Náutico 06 (tendo participado de 16 finais, perdendo, portanto, 10 - 62,5%).
Além de não perder finais desde que o árbitro nos tirou o título de 1990, é importante repetir que o Sport tem 14 títulos a mais que o Santa e 18 a mais que o Náutico, sem contar os títulos nacionais, que eles não sabem o que são. E o que dizer das melhores colocações em todos os rankings nacionais e também em todas as pesquisas sobre torcida?
Enfim, vamos em frente, de cabeça erguida, rumo à série A. Pernambucano só em 2012!